Colabore com o Centro Cultural Castrolanda
Saiba Como

Uma charmosa vila com mais de 60 anos de história, construída pouco a pouco durante os anos da imigração.

Baseada nos pilares: Educação, Religião e Cooperativismo, é notável a importância dos prédios da escola, da igreja e da cooperativa.

O prédio da Escola Holandesa Prins Willem-Alexander, foi construído em 1954 para atender as necessidades de estudos das crianças imigrantes. Em 1998 foi “batizado” pelo então Príncipe Willem-Alexander e hoje oferece aulas de holandês como matéria optativa da grade curricular da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda.

Em 1966, o atual prédio da Igreja Evangélica Reformada foi construído, considerado uma obra de arquitetura bastante moderna para a época, oferecendo (até hoje) cultos nos idiomas português e holandês.

A cooperativa sob o nome de “Cöoperatieve Vereniging Groepsemigratie Brazilië G.A.” (resumidamente: Grupo de Emigração ao Brasil), foi fundada em 1951, ainda na Holanda. Em setembro de 1951, formou-se a “Sociedade Cooperativa Castrolanda”, que junto com a cooperativa Batavo (Carambeí), dava forma à “Cooperativa Central de Laticínios”.

Atualmente sob o nome de “Castrolanda Cooperativa Agroindustrial”, a cooperativa atua no ramo da agro industrialização, possuindo unidades em Ponta Grossa, Piraí do Sul, Curiúva, Ventania e Itaberá (SP), além de Castro.  

Lei de Incentivo à Cultura
APOIO CULTURAL

REALIZAÇÃO